Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Tire o máximo proveito do seu material de estudos com 7 dicas simples

A 6ª dica é esclarecedora

há 9 anos

Tire o mximo proveito do seu material de estudos 7 dicas que vo turbinar seus resultados

Estudar para concurso público não é tarefa fácil. Todos nós sabemos que para ter sucesso é preciso muita motivação e disciplina. Após a definição do que se quer, o concurseiro dá início à procura por um curso preparatório que possa ajudá-lo nessa empreitada. Contudo, há ainda aqueles, que por preferência e/ou condições diversas, estudam sozinhos.

Nessa caminhada deve-se adotar uma metodologia para que os meios didáticos sejam bem utilizados e explorados. De acordo com sua escala de estudos, os materiais deverão ser separados e a apostila ou o livro devem ser abertos na matéria da vez. Leia, destaque os pontos principais, anote-os no caderno, faça esquemas e resumos. Escrever o que estudou sempre ajuda a fixar o conteúdo. Ter um dicionário ao lado para consultar palavras não entendidas faz-se necessário para compreender o texto perfeitamente.

Baixe gratuitamente livro com os 3 Passos Estratégicos para ser Aprovado em Concursos Priorizando até 50% do Edital

Após o estudo da teoria, é hora de fazer exercícios referentes aos temas estudados. Se houver dúvidas, aproveite para tirá-las com o professor em sala de aula ou em outros materiais confiáveis.

Procure apostilas e livros com questões de provas anteriores, de preferência comentadas, e treine bastante. Assim, não terá surpresas desagradáveis na hora da prova. É importante estudar a teoria, mas também é imprescindível saber como ela é cobrada pelas bancas examinadoras. Provas, dicionários, gramáticas, Constituição, Códigos e Leis são perfeitos coadjuvantes do aluno na conquista de uma vaga no serviço público.

Não espere a publicação do edital do concurso desejado para começar a estudar. Passe, desde já, a selecionar seus materiais e a investir em novos, principalmente os das matérias básicas, aquelas que estão presentes na maioria dos concursos. Assim, quando for fazer um concurso estará mais bem preparado e sairá na frente de milhares de concorrentes.

Dicas para o bom uso do material:

1 - Ao ler cada matéria, destaque com marca texto os assuntos mais importantes.

2 - Anote palavras-chave a fim de recordar cada contexto.

3 - Expresse com suas palavras os conceitos mais difíceis.

4 - Grife os itens que levantam dúvidas e procure aprofundar o assunto, com a leitura de livros ou material complementar e até mesmo com o professor.

5 - Consulte sempre um dicionário quando não entender o significado de alguma palavra.

6 - Se não tiver escala de estudos, concentre-se em uma matéria por vez. Depois termine e passe para a próxima, assim poderá se organizar melhor com os outros materiais de apoio e evitará dispersar a atenção.

7 - Depois que tiver aula sobre determinado assunto, leia o material sobre aquilo que estudou. Junto com suas anotações, faça resumos e esquemas para fixar o conteúdo.

Coloque em prática as dicas com o material do ex-Defensor Público Gerson Aragão. Ele está disponibilizando gratuitamente um livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.


Fonte: Tudo sobre Concurso

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações274
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tire-o-maximo-proveito-do-seu-material-de-estudos-com-7-dicas-simples/225099222

Informações relacionadas

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

8 estratégias para estudar em casa - (Parte 1)

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

5 hábitos diários para obter sucesso em concursos

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Concurseiro não desista de estudar antes da aprovação! Conheça 6 soluções para driblar o desânimo

Marildo Gomes, Advogado
Notíciashá 8 anos

Como fazer um inventário extrajudicial passo a passo

Alanne Eugenia, Advogado
Artigoshá 8 anos

4 passos para montar um escritório de advocacia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)