Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dificuldade em Matemática e Raciocínio Lógico? Aprenda 5 dicas...

...que vão facilitar seu estudo

há 8 anos

Dificuldade em Matemtica e Raciocnio Lgico Aprenda 5 dicas

Consultado pelo UOL Empregos, Marcelo Lima, professor de matemática e autor do livro Matemática e Raciocínio Lógico para Concursos, elaborou algumas dicas para auxiliar os candidatos que pretendem iniciar seus estudos ou estão se preparando para prestar concursos que exigem tais disciplinas.

Segundo Marcelo Lima, não se aprende a matemática e o raciocínio lógico em um mês. O aluno deve manter uma rotina de estudos e quando próximo da prova, intensificar essa rotina principalmente através da execução de exercícios.

“As questões de matemática e raciocínio lógico cobradas nas provas dos concursos públicos querem avaliar a capacidade do concursando de raciocinar e não a sua capacidade de memorizar e aplicar fórmulas. Muitas dessas questões podem ser resolvidas usando-se conceitos básicos da matemática como as operações simples, regra de três e outros”, afirma Marcelo.

O professor aconselha o concursando a dar um enfoque maior no conteúdo de raciocínio lógico, pois este tópico dificilmente é apresentado aos alunos no ensino médio.

Formação

Para Marcelo, qualquer pessoa com qualquer formação pode concorrer aos cargos de níveis médio e superior de concursos onde a matemática e o raciocínio lógico façam parte do conteúdo programático.

"Pode acontecer de um candidato que tenha nível superior em uma carreira tecnológica, principalmente a informática, tenha mais facilidade no conteúdo de raciocínio lógico pelo simples fato de ele ter tido um contato maior com a lógica quando comparado com um candidato formado em direito, por exemplo".

Tipos de prova

O professor diz que é preciso levar em consideração a característica da banca organizadora do concurso para o qual o candidato está se preprarando.

“As provas do Cespe/UnB sempre contam com muitas questões sobre proposições e equivalências. Já para concursos organizados pela FCC (Fundação Carlos Chagas) existem muitas questões de sequências, tanto de letras como de números. Seguir a lista de assuntos do edital é importante, pois apesar de o concursando manter uma rotina de estudos, um determinado concurso pode ter um item específico que a maioria dos outros não tenha", explica Marcelo.

Pegadinhas

Segundo Marcelo, o concursando cai nas pegadinhas quando não se prepara bem e/ou fica nervoso durante a prova. O nervosismo faz com que o concursando não veja um pequeno detalhe do enunciado isto pode levá-lo a achar um resultado errado que muitas vezes aparece nas opções de resposta.

"É preciso ficar atento e ler o enunciado da questão com muita atenção. Se necessário, mais de uma vez. Feito isso, ele deve traduzir esse enunciado do português para a matemática. Só após isso, ele deve começar a resolver a questão", orienta.


Estudos

Marcelo diz que concursando pode revisar os conceitos estudados durante o nível médio estudando pelos seus livros e depois focar num material específico para concursos. Dependendo de quais livros de nível médio ele possui e da sua facilidade ou não no estudo da matemática e do raciocínio lógico, ele poderá optar por escolher um livro de concursos somente com exercícios resolvidos ou um outro que possua conteúdo e exercícios resolvidos.

É importante estudar regras de três (simples e compostas) e equações. Com o domínio desses dois temas o concursando poderá resolver muitas questões.

“Concurseiros de primeira viagem devem ler bastante, pois uma boa leitura nos ajuda a aquirir conhecimentos gerais e aumenta a nossa capacidade de interpretação. Resolver questões de lógica, sequências e operações básicas ajudam. Para isso ele [concurseiro] pode usar provas resolvidas de concursos anteriores e até mesmo palavras cruzadas específicas de lógica”, diz Marcelo.

Provas anteriores

De acordo com o professor é importante estudar com base nas provas de concursos anteriores para conhecer o estilo da banca e também desenvolver a sua capacidade de raciocínio.

Fonte: Site Uol

Você deseja ser aprovado em concurso público, mas se sente perdido e não sabe nem por onde começar? O Defensor Público Gerson Aragão disponibiliza gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

Quer saber das histórias de sucesso, das novidades e de mais dicas de concursos? Siga a Concurseira Determinada aqui no JusBrasil! =)

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17082
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dificuldade-em-matematica-e-raciocinio-logico-aprenda-5-dicas/302496561

Informações relacionadas

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 6 anos

Como estudar raciocínio lógico para concursos de Tribunais

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Atenção concurseiro! Confira 16 sites para estudar de graça para concursos públicos

Valter Scherer, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

5 Melhores sites sobre concursos públicos

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 10 anos

As táticas de estudo de 8 concurseiros aprovados em 1º lugar

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 8 anos

Vai fazer concurso para Tribunais? Veja 11 dicas para se dar bem

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eliminei das minhas escolhas qualquer certame que contenha raciocínio lógico, não tem jeito! continuar lendo

As vezes um mau instrutor causa ojeriza por um assunto, ligando o problema a figura dele. Não existe assunto que uma boa disciplina de estudo não transforme em, senão simples, menos difícil. Não se espera que todos consigam partir do zero e inventar um avião (Santos Dumont), nem ser um concertista (Beethoven ou Bach), mas com dedicação podemos realizar qualquer atividade humana. O raciocínio logico é intuitivo e nato do ser humano. Talvez houve um bloqueio proveniente de algum comentário, infeliz, que tenha escutado durante sua formação intelectual. Descubra e desperte à logica. continuar lendo

Natalia, sei que RL é complicado, mas não desista. Ainda mais se, para o cargo que pretende, a matéria é cobrada.
Indico a você o professor Edgar Abreu, que é muito bom. Segue um link do canal do Youtube onde você pode encontrar aulas dele.
Bons estudos!

https://www.youtube.com/watch?v=TVU5a5xJQfg continuar lendo

A cada dia distancio-me da Ilha sonhada por Aldous Huxley. Vejo vindo de todas as direções as hordas selvagens aproximarem não deixando espaço para fuga. Preparam-nos, desde o nascimento, para servir, servilmente. Obedecer, concordar, aceitar tudo com a esperança de um dia chegar a gerente, diretor, supervisor em suma mandar em outros abaixo de nos. Façam as provas, escapem das "pegadinhas" elas não estão preocupadas em avaliar o candidato e sim o seu grau de submissão ao sistema. Falo com conhecimento de causa, como todos fui criado para aceitar a servidão voluntaria. Pena que Étienne de La Boétie não reencarnou novamente, ficaria horrorizado ao ver como suas ideias foram em muito ultrapassadas. continuar lendo